Hoje, segunda-feira (20), é o prazo final para que devedores com dívidas de até R$ 20 mil possam renegociar seus débitos no programa Desenrola Brasil. A Faixa 1 do programa, destinada a pessoas com renda de até dois salários mínimos ou inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), teve seu prazo prorrogado no fim de março e encerra-se hoje.
Iniciada em outubro de 2023, a Faixa 1 abrange dívidas negativadas entre janeiro de 2019 e dezembro de 2022, desde que o valor atualizado de cada dívida não ultrapasse R$ 20 mil antes dos descontos do Desenrola. O programa oferece uma oportunidade significativa para inadimplentes, proporcionando descontos médios de 83% sobre o valor das dívidas. Em certos casos, os abatimentos podem ultrapassar 96%.
Os pagamentos das dívidas renegociadas podem ser feitos à vista ou parcelados em até 60 meses, sem necessidade de entrada. Além das dívidas bancárias, como as de cartões de crédito, também podem ser negociadas contas atrasadas de estabelecimentos de ensino, energia, água, telefonia e comércio varejista.
A plataforma do Desenrola permite que os devedores escolham o banco que oferece a melhor taxa para o pagamento parcelado, mesmo que não tenham conta naquele banco. É possível consolidar múltiplas dívidas de diferentes credores em uma única negociação, possibilitando o pagamento à vista em um único boleto ou Pix, ou financiando o valor total no banco de preferência.
Para acessar o Desenrola, é necessário ter uma conta Gov.br. Usuários de contas bronze, prata e ouro podem visualizar ofertas de negociação e parcelar os pagamentos. No entanto, caso o cidadão prefira utilizar canais parceiros, não há necessidade de uso da conta Gov.br.