Vitória da candidatura brasileira no Congresso da Fifa
O Brasil foi eleito como país-sede da Copa do Mundo Feminina de 2027 pela Federação Internacional de Futebol (Fifa). A eleição ocorreu nesta sexta-feira (17) durante o 74º Congresso da Fifa, realizado em Bangcoc, na Tailândia.
A candidatura brasileira superou a concorrência de uma candidatura conjunta de Alemanha, Bélgica e Holanda. O Brasil contabilizou 119 votos, enquanto a candidatura europeia obteve 78 votos. Com essa vitória, o Brasil se prepara para sediar sua primeira Copa do Mundo Feminina, tendo anteriormente recebido duas edições da Copa do Mundo Masculina, em 1950 e 2014.
A Copa do Mundo Feminina de 2027 será a décima edição do torneio. A competição já passou por diversos países, incluindo China, Suécia, Estados Unidos, Alemanha, Canadá, França e, mais recentemente, Austrália e Nova Zelândia, que sediarão a edição de 2023.
A seleção espanhola é a atual campeã mundial, juntando-se aos Estados Unidos, Alemanha, Japão e Noruega como as seleções que já ergueram o cobiçado troféu da Fifa. Os Estados Unidos possuem o maior número de títulos, com quatro conquistas, seguidos pela Alemanha, que venceu duas vezes.
A seleção brasileira é uma das poucas equipes que participou de todas as edições da Copa do Mundo Feminina até o momento. Com a confirmação da sede do torneio de 2027, a décima participação brasileira está garantida. A equipe brasileira já subiu ao pódio duas vezes, mas ainda busca o título inédito de campeã mundial.