A Força Aérea Brasileira (FAB) enviou uma aeronave KC-30, que partiu da Base Aérea de São Paulo em Guarulhos, rumo à Base Aérea de Canoas, na região metropolitana de Porto Alegre. O voo, que ocorreu logo após o meio-dia desta terça-feira (7), transportava 34 toneladas de doações, incluindo água, cestas básicas, colchões, cobertores e medicamentos. Estes itens foram coletados através da campanha “Todos Unidos pelo Sul”, que visa ajudar as vítimas das intensas chuvas que atingem o Rio Grande do Sul desde a semana passada.
As doações foram acumuladas em bases aéreas localizadas em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, onde os pontos de coleta continuam recebendo itens essenciais, como roupas, água potável e alimentos não perecíveis, das 8h às 18h diariamente.
Além disso, esta campanha faz parte da Operação Taquari II, uma iniciativa das três Forças Armadas que começou em 30 de abril. A operação inclui atividades de busca e resgate de vítimas, distribuição de suprimentos e reconstrução de infraestruturas danificadas. Até o momento, a operação envolveu 3.406 militares e utilizou 15 helicópteros, uma aeronave de carga, 243 embarcações e 2.500 veículos e equipamentos de engenharia.
Também estão sendo montados três hospitais de campanha para tratar pacientes de hospitais afetados pelas enchentes. Um deles, em Estrela (RS), já está operacional com 40 leitos, enquanto os outros dois, localizados em Eldorado do Sul e São Leopoldo, serão abertos em breve com 20 e 40 leitos, respectivamente.