Por meio de especialização gratuita, o curso online ensinará como oferecer acessibilidade em eventos, projetos e espaços culturais. As inscrições para o primeiro módulo já estão abertas.
O prazo de inscrições termina em 15 de fevereiro. As aulas serão ministradas entre 19 de fevereiro e 13 de março, sempre às segundas e quartas-feiras, das 19h às 21h30. O segundo módulo abordará audiodescrição e terá as inscrições abertas em 5 de fevereiro com aulas entre 5 e 28 de março.
A carga horária total é de 20 horas/aula, dividida em oito encontros de 2h30. O projeto Acessibilidade Cultural é uma iniciativa promovida com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC-DF) da Secretaria de Cultura e Economia Criativa (Secec-DF).
A oferta é de 40 vagas, das quais 20% são destinadas a pessoas com deficiência (PcDs). Haverá interpretação em Libras e materiais com audiodescrição. Quem completar 75% da carga total receberá um certificado. Os candidatos devem ser maior de 18 anos.
Haverá a participação de cinco convidados para abordar os principais tópicos da perspectiva da pessoa com deficiência.
“Queremos mostrar as reais necessidades desse público e o que os produtores precisam fazer para tornar o evento e o espaço acessível de fato. Junto a isso, levamos educação para quem desejar trabalhar como consultor também”, explica a idealizadora do projeto e facilitadora do primeiro módulo, Cássia Lemes.