O período de Carnaval deve ser apreciado, mas o consumidor também deve ficar atento aos possíveis aborrecimentos da folia. O Instituto de Defesa do Consumidor (Procon-DF) levantou algumas dicas de como evitar os golpes.
As orientações servem tanto em relação às compras quanto às movimentações durante o evento. As compras online devem ser uma das atenções, ao comprar fantasias, ingressos para festas ou até viagens. Recomenda-se ir direto a página do site oficial. Pagar por meio de crédito também é mais apropriado.
Em algumas festas ou bloquinhos, os abadás são aquisições comuns dos foliões. O indicado pelo Procon é que as pessoas adquiram o item diretamente na loja oficial de venda. Evitar comprar aerossol de cambistas também é uma orientação.
Em caso de viagens, é indicado que o interessado faça uma pesquisa prévia na agência de turismo e sites de reclamação para averiguar se a empresa é confiável.
É importante checar as condições de alimentos prontos para degustação. Em festas que incluem alimentação e bebidas, é importante observar se o que é oferecido condiz com o que foi anunciado pela organização.
“O papel do Procon é dar apoio ao consumidor, partindo sempre da orientação. É preciso ter calma para fazer as compras e atentar aos requisitos básicos. E as orientações também se estendem aos comerciantes, para que cumpram as medidas estabelecidas”, ressalta o diretor-geral do Procon, Marcelo de Souza Nascimento.