Em 2023, o Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Santa Maria (HRSM) recebeu um total de 2.940,82 litros de leite materno de doação. Em média, são cerca de 100 mães ativas doadoras mensalmente.
O banco conta também com a doação de leite das mães que estão internadas com seus bebês na unidade de terapia intensiva neonatal (Utin), na unidade de cuidados intermediários neonatais (Ucin) ou na maternidade, que resulta numa média de 50 litros de leite oriundos dessas mães.
O ambulatório do Banco de Leite funciona de segunda a sexta, das 8h às 18h e atende de portas abertas todas as mães que precisam de ajuda com a amamentação. Mensalmente, são arrecadados uma média de 120 litros de leite oriundos das cerca de 100 doadoras externas e mais uns 50 litros das mães internadas com seus bebês no hospital. Atualmente são 20 leitos na Utin, 15 leitos na Ucin e mais 40 leitos na maternidade.
“Contamos com uma equipe multidisciplinar completa para pacientes internadas e externas, composta por fonoaudiólogo, nutricionista, pediatra, ginecologista e equipe de enfermagem para qualquer atendimento de amamentação”, diz a chefe do Serviço do Banco de Leite Humano do HRSM, Maria Helena Santos.
Durante os atendimentos, que tratam desde a pega correta do bebê no seio até o tratamento de fissuras e mastites, as equipes sempre orientam as mães a se tornarem doadoras.
As doadoras são consideradas aptas pela equipe do Banco de Leite e recebem potes de vidro com tampa plástica já para levar pra casa e fazer a primeira doação, além de toucas e máscaras.
Todo o leite arrecadado pelo Banco de Leite Humano do Hospital Regional de Santa Maria passa pelo processo de pasteurização, pois além de poder ficar armazenado mais tempo, existe o controle de qualidade e, durante a pasteurização, são inativados qualquer tipo de vírus e bactérias que possam existir.