Dentre os principais objetivos da atuação comunitária da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), estão a prevenção de crimes contra o patrimônio e a criação de vínculo com os moradores.
A estratégia de segurança pública foi instaurada há cerca de três meses nas regiões de Sobradinho I e II e Fercal, e já tem alcançado a redução de ocorrências criminais. O programa é ligado à Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF).
Equipes de policiais visitam estabelecimentos comerciais das regiões para prestar orientações de segurança e verificar a situação da área, diariamente. A estratégia tem impacto direto nos crimes contra o patrimônio – roubos de veículos, roubos a pedestres, furtos ao interior de veículos e a comércios.
“Estamos junto aos moradores e os comerciantes. Procuramos fazer com que a área atendida se sinta segura. No caso do comércio, acreditamos que o ambiente seguro pode contribuir para o desenvolvimento do negócio e garantimos que os comerciantes tenham tranquilidade para trabalhar e para que o próprio cliente tenha segurança para fazer as compras”, explica o comandante do 13º Batalhão de Polícia Militar, Elisson Gonçalves Sousa.
Além das visitas diárias aos comércios, são promovidas reuniões comunitárias com a população e são mantidos grupos no WhatsApp, em que os comerciantes e moradores podem interagir com a corporação e solicitar visitas. Há ainda parceria com os conselhos de segurança (Consegs) das regiões administrativas.