Para monitorar as necessidades da população, a Secretaria de Atendimento à Comunidade (Seac) está cadastrando líderes comunitários. A ideia é montar um banco de dados com informações de quem são, em quais regiões administrativas atuam e quais são os trabalhos desenvolvidos por eles no DF.
No total, são 314 representantes no banco de dados da pasta. O cadastro pode ser feito online pela página da Seac, na sessão de serviços para a comunidade. As informações também servem para saber se esses líderes estão dentro dos critérios estabelecidos pelo conselho da Medalha Mérito Líder Comunitário. A homenagem é direcionada aos que foram pioneiros em suas regiões.
A secretária de Atendimento à Comunidade, Clara Roriz, destaca que os líderes são um auxílio para o governo nas áreas reprimidas.
“A Secretaria de Atendimento à Comunidade tem essa missão de trazer os líderes para perto do governo. Não só eles, mas a comunidade também. Então a gente precisa saber quem são esses líderes e os trabalhos que desenvolvem até para um futuro auxílio. Eles fazem um trabalho primordial dentro das comunidades, às vezes onde o governo não consegue chegar, porque nós não conseguimos abraçar tudo”, diz a secretária.