Os apreciadores da boa música e de diferentes estilos musicais podem prestigiar a 6ª edição do festival Conexões Camerísticas, até a sexta-feira (3). O evento reúne grupos profissionais de música de câmara no Teatro Levino de Alcântara, da Escola de Música de Brasília.
Com entrada gratuita, o encontro é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal (Secec).
O festival reúne 15 grupos, pré-selecionados de todas as regiões do país, que apresentam diversos estilos, como música popular brasileira (MPB), choro, músicas eruditas e outros gêneros mais populares.
A diretora de arte do festival e flautista Sammille Bomfim destaca a experiência única que o evento proporciona, com músicos de todo o Brasil explorando uma ampla variedade de estilos. Ela explica que é um trabalho de autoperformance e uma imersão dentro dos mais diferentes estilos musicais.
“A música de câmara remete a séculos passados, com apresentações que eram promovidas em espaços pequenos, como as câmaras de palácios, com poucos músicos e uma maior apuração na forma de tocar, de maneira cuidadosa e minuciosa, com outros níveis de exigência do músico, como os quartetos de cordas e quinteto de madeiras, e hoje são formações que estão dentro de todos os estilos musicais”, diz a responsável.
O evento recebe apoio do FAC, desde sua quinta edição. O festival apresenta cinco grupos por noite, com formações de dois a oito integrantes, representando diferentes estados do Brasil. Nesta quarta, a partir das 19h30, as atrações são Duo Affretato (RJ), Duo Foz (MG), Dynamos Duo (DF), Quarteto Capital (DF) e Fórmula Duo (PB).
Os músicos que se apresentam no festival foram selecionados por meio de um edital de seleção e processo de curadoria, destacando o crescimento do gênero musical desde a primeira edição realizada pelo Quarteto Transversal, que organizou o evento.
Programação
Quarta-feira (1º) – A partir das 19h30
→ Duo Affretato – RJ
→ Duo Foz – MG
→ Dynamos Duo – DF
→ Quarteto Capital – DF
→ Fórmula Duo – PB
Sexta-feira (3) – A partir das 19h30
→ Duo Guerra-Rimoldi – MG
→ Trio Característico – MG
→ Danilu – PB/DF
→ Duo Arraes-Moyer – DF
→ Descobertas – DF