Este fim de semana conta com programação diversificada. São atrações de sexta-feira (11) a domingo (13), que incluem exposições, shows, filmes, eventos gastronômicos e feiras. As atividades contam com apoio financeiro do Fundo de Apoio à Cultura (FAC), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (Secec).
Música
Um dos destaques da agenda cultural é o Encontro Tradicional de Violeiros e Violeiras de Brasília, nesta sexta-feira (11). O festival destaca a importância da música caipira e de sua icônica viola como elementos essenciais da diversidade cultural brasileira.
A atração, que segue até domingo (13), é aberta a todos os públicos, com entrada franca. Haverá shows locais e nacionais, além de oficinas e exposições e artefatos históricos dos 30 anos do Clube do Violeiro Caipira. Consulte a programação completa nas redes sociais do evento.
Outra dica musical é o festival Cerrado Cultural, no Complexo Cultural de Planaltina. Neste domingo (13), o destaque entre as atrações fica por conta das apresentações do grupo Cerradins, de Martinha do Coco e do Roda Aberta. A entrada é franca, e a classificação é livre para todos os públicos.
Já a Administração Regional do Cruzeiro promove, nesta sexta e no sábado, o Arraiá da Divisa. A programação, que começa a partir das 18h, traz comida típica, atrações musicais, quadrilhas, bingo, sorteios, entre outras a atividades. A classificação indicativa é livre.
Cinema
O Espaço Cultural Renato Russo (ECRR), 508 Sul, promove, neste sábado (12) e no domingo (13), o Festival Labareda de Cinema LGBTQIAP+, que busca dar voz à narrativa brasiliense da categoria na indústria cinematográfica. A programação inclui a exibição de curtas-metragens e atividades diversificadas. Confira neste link.
Cinema mais tradicional da capital federal, o Cine Brasília, Entrequadra Sul 106/107, também conta com atrações especiais para este final de semana, com de curtas e longa-metragem, além de oficinas. Os filmes em cartaz podem ser consultados neste site.
No sábado e no domingo, o Gama recebe duas sessões da série documental Estrela da Tarde. Dividido em três capítulos de 20 minutos, o documentário será exibido na sede da Bagagem Cia de Bonecos. Mais informações pelas redes sociais do filme.
Literatura
No sábado, às 17h, a escritora brasiliense Natália Alencar lança, na Casa Kaluanã, em Taguatinga Sul, o livro O tocador e o tempo, uma ficção infantojuvenil inspirada na biografia do mestre Zé do Pife, radicado há 20 anos no DF. Toda a programação de lançamento é livre e gratuita.
Exposição
Nesta sexta, o Museu de Arte de Brasília (MAB), às margens do Lago Paranoá, no Setor de Hotéis e Turismo Norte, inaugura a exposição Madeira em Design, apoiada pela Secec, em comemoração aos 25 anos da Fundação Tecnologia Florestal Geoprocessamento (Funtec-DF). Na ocasião, serão exibidos objetos feitos com madeiras brasileiras pouco usadas na indústria nacional. As obras estarão em exibição de quarta a segunda, das 10h às 19h, até o dia 28.
Um dia depois, no sábado, tem início a exposição de grafite Rivas Vida Hip Hop, que pode ser visitada na Biblioteca Nacional do Complexo Cultural da República, na Esplanada dos Ministérios. O acervo em exibição traz 31 telas inéditas, peças de vestuário e uma coleção de camisetas de Rivas – artista multimídia, ícone nacional da cultura hip-hop. A classificação indicativa é livre.
Gastronomia
Apoiada pela Secretaria de Turismo do Distrito Federal (Setur), a 3ª Festa da Uva e do Vinho, no Parque de Exposições de Planaltina, entra na reta final, oferecendo aos moradores um amplo cardápio gastronômico baseado em uva, além de artesanatos, shows musicais e diversas atrações voltadas para o fomento do enoturismo e da agricultura familiar.
O evento, que teve início no dia 4, segue até este domingo. A feira abre às 10h aos fins de semana, e os shows são realizados das 23h à 1h. Na sexta, apresentam-se Di Paullo & Paulino, enquanto Luiza Martins canta no sábado e, no domingo, a atração fica por conta de Rio Negro & Solimões. A entrada é franca.
O DF também recebe, neste sábado, a terceira e última sessão da temporada do Coma com Música, com apresentações de Mariana Sardinha e Jazz na Carta e, como anfitriões, Esdras Nogueira e Grupo. A iniciativa combina motivações do festival instrumental Música Transforma e o projeto Coma Lá em Casa. Confira valores e horários no site.