Estão abertas as inscrições para o Programa Jovens Embaixadores (JE), até o dia 13 de agosto. O projeto trata-se de um intercâmbio de curta duração nos Estados Unidos para estudantes do ensino médio da rede pública do Brasil.
A bolsa é direcionada para quem se destaca em suas respectivas comunidades pela atitude positiva, bom desempenho acadêmico, conhecimento da língua inglesa, capacidade de liderança e espírito empreendedor.
O programa seleciona alunos de escolas públicas e o processo será entre os meses de janeiro e fevereiro de 2024. JE é uma iniciativa oficial do Departamento de Estado norte-americano e, no Brasil, é implementado pela associação Grupo Mais Unidos. A iniciativa é promovida pela embaixada e por consulados dos Estados Unidos no Brasil e com parceria da Secretaria de Educação.
O intercâmbio é feito no período de inverno norte-americano e não interfere no calendário escolar do Brasil, visto que os alunos retornam a tempo do início do ano letivo. O público-alvo do projeto são jovens com espírito empreendedor que, por meio de iniciativas e ações criativas e inovadoras, geram benefícios e ajudam a promover o bem-estar social.
“Os pais podem ficar tranquilos. É tudo bem-controlado e organizado. Os estudantes vão para conhecer a realidade norte-americana e ter essa vivência multicultural, que é enriquecedora para o jovem”, ressalta a coordenadora do projeto na Secretaria de Educação (SEEDF), Helena Duarte.
O projeto cobre os custos da viagem como, as passagens aéreas domésticas e internacionais de ida e volta aos Estados Unidos; a orientação pré-partida no Brasil; hospedagem e alimentação no Brasil e nos EUA durante a implementação do programa; custos referentes à solicitação de visto de entrada nos EUA. Além da implementação e coordenação do programa nos dois países; e seguro saúde com cobertura durante o período do intercâmbio; além dos deslocamentos terrestres relacionados ao programa.