A revista Science Advances publicou, no último dia 27, um artigo que revela uma nova descoberta de cientistas para combater as variantes do Coronavírus. Pesquisadores do Duke-NUS Medical School, em Cingapura, descobriram seis anticorpos capazes de agir contra as variantes do Covid-19.
Conforme o relatório publicado, a descoberta pode representar a prevenção de futuros surtos de Covid-19. Os seis anticorpos monoclonais foram encontrados no sistema imunológico de pessoas curadas da Sars original durante o primeiro surto da doença. Em uma nova etapa do estudo, os pesquisadores querem avaliar o potencial do anticorpo como agente profilático e terapêutico contra os vírus desse tipo existentes e futuros.
A combinação da imunidade natural com as defesas induzidas pela vacina contra a Covid gerou uma proteção mais potente contra os vírus da família Sars. Esse fator pode neutralizar também vários coronavírus, incluindo as variantes Alpha, Beta, Gamma, Delta e Ômicron do Sars-CoV-2.
O professor Wang Linfa, principal autor do estudo, ressalta que “este trabalho fornece evidências encorajadoras de que as vacinas pan-coronavírus são possíveis se puderem ‘educar’ o sistema imunológico humano da maneira certa”.
Um desses anticorpos, denominado E7, foi considerado o mais poderoso: ele conseguiu neutralizar o Sars-CoV e o Sars-CoV-2 e as subvariantes mais recentes, como a Ômicron XBB.1.16. A amplitude do anticorpo E7 excederam qualquer outro anticorpo contra o coronavírus relacionado à Sars.
Liderado por pesquisadores da Duke-NUS Medical School, o estudo contou também com o apoio de cientistas da National University of Singapore, da University of Melbourne, na Austrália, e do Fred Hutchinson Cancer Research Center, nos Estados Unidos.