Conforme aponta o IBGE, o programa do governo federal que concedeu descontos para carros novos em junho, teve impacto direto na inflação vista no mês. Os dados do Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de junho foram divulgados nessa terça-feira (11). Marcando a primeira deflação registrada em nove meses, o índice mensal caiu 0,08%.
O relatório mostra que o preço do automóvel novo caiu 2,76% em junho e teve o maior impacto individual no resultado do mês, com impacto negativo de 0,09 p.p. no índice. No mercado de revendas, o preço dos automóveis usados acompanhou o movimento e caiu 0,93% em junho.
Em nota, o analista da pesquisa do IPCA no IBGE, André Almeida diz que “essa redução nos preços está relacionada ao programa de descontos para compra de veículos novos, lançado em 6 de junho pelo governo federal. Isso pode ter relação também com a queda dos preços dos automóveis usados”.
Ainda segundo a pesquisa, outro impacto negativo veio da gasolina, que contribuiu com -0,06 p.p. no índice de junho. O preço da gasolina caiu 1,14%, no mês, puxada por preço menor do barril de petróleo no mercado internacional e cortes promovidos pela Petrobras.
A maior variação negativa veio do grupo “Alimentação e bebidas” (-0,66%), diante da maior oferta de alimentos com a boa safra brasileira e queda nos preços internacionais de commodities. Ao todo, combustíveis e carros ajudaram na queda geral de 0,41% do grupo “Transportes”.
Iniciado em junho e encerrado oficialmente na última sexta-feira (7), o programa de desconto para carros utilizou todos os recursos disponibilizados para o programa. O anúncio foi feito pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (Mdic), Geraldo Alckmin.