Com o objetivo de salvar a Amazônia, o ator Leonardo DiCaprio e o bilionário americano dono da Amazon, Jeff Bezos estão empenhados para preservar a vida selvagem e os povos indígenas da floresta amazônica nos próximos quatro anos. Os astros entraram para ajudar o desafio Protegendo Nosso Planeta (POP) com o investimento de US$ 200 milhões (mais de R$ 955 milhões na cotação atual) nos esforços do governo brasileiro.
Segundo DiCaprio, a ideia é se inspirar pelas metas ambiciosas do Brasil para proteger a Amazônia, “um dos lugares mais importantes para a vida selvagem do planeta, e estamos entusiasmados em poder apoiar esses esforços por meio do desafio Protegendo Nosso Planeta”.
O ator americano aderiu ao desafio por meio do Re:wild, uma organização fundada por ele em 2021, com a missão de proteger e restaurar a natureza. A participação do dono da Amazon está relacionada com o projeto Bezos Earth Fund, uma iniciativa criada em prol do combate às mudanças climáticas.
Um dos objetivos do desafio Protegendo Nosso Planeta é acabar com o desmatamento na Amazônia. O projeto busca salvaguardar permanentemente cerca de 145 milhões de acres de terras públicas não designadas e fortalecer tanto a gestão das regiões protegidas existentes, quanto os direitos dos guardiões indígenas da Amazônia brasileira.
Ativista do meio ambiente, Leonardo DiCaprio usou seu perfil no Twitter, na semana passada, para protestar contra a aprovação do projeto de lei (PL) 2.903/23, conhecido como Marco Temporal, no Senado Federal. “Se o Senado do Brasil aprovar o PL 2903 , será catastrófico para a Amazônia, os povos indígenas que vivem lá e nosso planeta”, escreveu o ator na rede social.