Conforme um levantamento realizado pela Polícia Militar do Distrito Federal, 1.321 agentes devem ir para a reserva nos próximos dois anos. Para a corporação, o número representa um déficit, que hoje conta com apenas 10 mil profissionais. Do total, só de sargentos, a corporação terá uma redução de 894 postos até 2025.
Segundo os dados, ainda neste ano devem ir para reserva 485 sargentos, 31 coronéis, 15 tenentes-coronéis, 12 majores, 4 capitães, 7 tenentes e 120 subtenentes. Mesmo com efetivo baixo, o atual concurso público da PMDF não tem nomeado mulheres aprovadas para manter apenas 10% do público feminino no quantitativo. A Lei Federal nº 12.086, de 2009, determina que o efetivo da PM do DF seja de 18.673 homens e mulheres.
Para o presidente em exercício da Associação dos Oficiais da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Marco Alves, a baixa é causada pela falta de planejamento a longo prazo, há 30 anos para que os policiais fossem para reserva e o DF mantivesse o quantitativo ideal na tropa.
O oficial destacou que mesmo com pouco efetivo a PMDF tem conseguido suprir as responsabilidades. Ele ainda acrescentou a realização de concursos e nomeações que têm sido feitas no DF.