Só é possível chegar ao local por via aquática, que dura cerca de 3 horas e meia de navegação pelo Rio Negro. Anteriormente, a região de Santa Helena do Inglês era abastecida apenas com energia elétrica do programa federal Luz para Todos, que funcionava de forma intermitente.
A comunidade passou a ser abastecida diariamente e conseguiu melhorar a infraestrutura, com a ideia. O projeto-piloto Sempre Luz foi implementado pela Unicoba, empresa de armazenamento de energia que tem fábrica na Zona Franca de Manaus (ZFM).
Em parceria com a Fundação Amazônia Sustentável (FAS), Santa Helena do Inglês é abastecida pela energia principal solar fotovoltaica, pelo diesel e pelo linhão do programa Luz para Todos, da Amazonas Energia.
Na comunidade, foram instalados 132 painéis solares que fazem a captação de energia solar ao longo do dia e guardam o excedente nas baterias, que descarregam durante a noite, mantendo a comunidade iluminada em dias nublados e chuvosos.
As placas solares têm potência de 52,8 kW e energia gerada diária de 202,75 kWh. O consumo diário de diesel evitado é de 53,69 litros. Também se evita 143,30 kg de emissão diária de dióxido de carbono (CO2) e 52,30 toneladas de emissão do gás por ano.