Para entrar em vigor, a Lei da Reciclagem (Lei nº 14.260/2021) precisa da aprovação de regulamentação do Ministério do Meio Ambiente. O texto foi promulgado no governo anterior e tem como objetivo fortalecer a reciclagem urbana e conter a escalada de poluição, em especial nas grandes cidades.
Nessa segunda-feira, o presidente Lula (PT) e a ministra Marina Silva anunciaram uma série de medidas para a ala ambiental, como o Plano de Ação para Prevenção e Controle do Desmatamento na Amazônia Legal (PPCDAm). Além disso, foi pautado o fortalecimento da fiscalização ambiental e combate ao crime na Amazônia.
A lei em questão possibilita a dedução no imposto de renda de pessoas físicas e empresas pelo apoio direto a projetos de reciclagem aprovados pela pasta comandada por Marina. O objetivo é estabelecer um processo parecido ao que ocorre na área cultural com a Lei Rouanet. A proposta é de autoria do deputado Carlos Gomes (Republicanos – RS).
No documento também estão inclusos o Fundo de Apoio para Ações Voltadas à Reciclagem (Favorecicle) e os Fundos de Investimentos para Projetos de Reciclagem (ProRecicle). A norma tem como objetivo incentivar e regulamentar ações relacionadas à reciclagem de resíduos sólidos, visando à redução do impacto ambiental. Além disso, a ideia tende a promover o desenvolvimento sustentável.
- Semana Mundial da Alergia alerta para prevenção e diagnóstico
- Aposta do Rio de Janeiro ganha prêmio de R$ 39,4 milhões da Mega-Sena
- Inverno começa neste domingo no Brasil e terá impacto do El Niño
- Brasil deverá ter centro para enfrentamento de emergências em saúde
- PF vai investigar alerta falso da Defesa Civil após invasão hacker
Redação Atos Brasília
