A CBF já havia estreitado os laços entre o presidente Ednaldo Rodrigues e o staff do jogador. Os contatos se tornaram cada vez mais frequentes, após a partida contra o Valencia, quando Vini foi agredido verbalmente por torcedores racistas.
Em meio a busca da CBF por um novo técnico para a Seleção Brasileira, Thássilo Soares, agente de Vini, acabou assumindo o papel de interlocutor nas tentativas de contratar o treinador italiano. A expectativa das partes é a de que a presença da seleção brasileira na Espanha a partir do dia 12, para o amistoso contra Guiné, dia 17, em Barcelona, permita encontros presenciais e seja decisiva para ditar os rumos da negociação.
Entretanto, mesmo com as declarações de que cumprirá seu contrato até o fim, em meados de 2024, o treinador e o Real Madrid ainda não se aprofundaram no planejamento da próxima temporada. Carlo Ancelotti e Vinícius têm relação muito próxima e, apesar de o jogador não se envolver em questões relacionadas à Seleção, o convívio entre seus pares abre portas.