Conforme relatório do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil cresceu 1,9% no 1º trimestre deste ano, na comparação com os três meses anteriores. Os dados foram divulgados nesta quinta-feira (1°),
O balanço mostra que, em valores correntes, o PIB totalizou R$ 2,6 trilhões no trimestre. O resultado foi impulsionado pela agropecuária, principalmente, que teve uma alta de 21,6% no período desde o quarto trimestre de 1996, essa foi a maior alta para o setor.
Quando comparado ao mesmo trimestre de 2022, o PIB cresceu 4,0%. No acumulado dos quatro trimestres terminados em março de 2023, a alta foi de 3,3% na comparação com os quatro trimestres passados.
Os dados do IBGE revelam que o resultado representa uma forte aceleração em relação aos números observados no último trimestre do ano passado, quando o PIB apresentou uma queda de 0,1%. No entanto, o 1° trimestre veio bem acima das projeções do mercado.
O que vem se destacando no setor econômico é a agropecuária, que tem um peso de cerca de 8% sobre toda a economia do país. Especialistas destacam que o setor apresenta um resultado positivo, acima do que foi projetado para este ano.
A coordenadora de Contas Nacionais do IBGE, Rebeca Palis ressalta que “a safra da soja é concentrada no primeiro semestre do ano. Ao compararmos o quarto trimestre de um ano ruim com um primeiro trimestre bom, observamos esse crescimento expressivo da Agropecuária”.