Professores da Universidade de Brasília (UnB) desenvolveram um equipamento capaz de testar as turbinas de voo utilizadas nos aviões. O aparelho pode avaliar o desempenho e o desgaste das turbinas e ainda acompanhar o aparecimento de rachaduras causadas pelo desgaste do metal.
O equipamento é o único no mundo capaz de simular em ambiente de laboratório as condições reais a que as turbinas são submetidas durante os voos, de acordo com a UnB. Além de prevenir possíveis acidentes, o objetivo é auxiliar no aperfeiçoamento das peças e garantir melhor desempenho dos motores.
O professor do departamento de engenharia mecânica da UnB, José Alexander explica que a máquina foi projetada também para desenvolver um programa de suporte que seja capaz de prever a durabilidade das turbinas.
Segundo o também coordenador do projeto, esse cuidado permite que as turbinas sejam trocadas antes do aparecimento de uma possível rachadura. Foram gastos R$ 3 milhões na construção da máquina, e mais R$ 988 mil com peças de teste.
“Trata-se de pesquisa de alto nível, cara, mas com resultados vitais para o projeto e para segurança do motor da aeronave”, diz José Alexander. A pesquisa já dura dois anos e recebe financiamento da Safran, conglomerado francês que atua nos ramos de defesa, equipamentos e comunicação, e que fabrica motores para aviões e helicópteros.