Acontece nesta quinta-feira (18), o evento Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Contra Crianças, Adolescentes e Mulheres: Intervenções em Rede. O encontro é promovido pela Defensoria Pública do Distrito Federal (DPDF), das 14h às 18h.
A iniciativa é realizada em parceria com o Projeto Vez e Voz. O projeto acontece no auditório da Escola de Assistência Jurídica (Easjur) da DPDF, localizado no subsolo do Ed. Rossi Esplanada Business, Setor Comercial Norte, Quadra 1, Conjunto G, Asa Norte.
Segundo os organizadores, a programação oferece palestras sobre diversos tópicos relacionados ao enfrentamento do abuso e da exploração sexual contra crianças, adolescentes e mulheres no Distrito Federal.
“É essencial que os servidores e a sociedade como um todo obtenham o conhecimento necessário e se mobilizem em prol dos mais vulneráveis, efetivando os direitos e, sobretudo, exercendo suas responsabilidades no combate à naturalização de uma cultura do estupro”, disse uma das palestrantes, Roberta de Ávila.
A também subsecretária de Atividade Psicossocial da DPDF abordará temas sobre a importância da escuta qualificada e do atendimento humanizado. A ideia é trazer uma perspectiva de gênero e o funcionamento das atuações psicossociais na DPDF. Ela também vai apresentar a Cartilha de Enfrentamento à Cultura do Estupro.
A atuação do Projeto Vez e Voz na prevenção também será apresentada ao público, durante o encontro. A ideia é compreender a importância da identificação e proteção de crianças e adolescentes no que se refere a abusos e exploração sexual.
Para complementar, o evento recebe o Centro de Atendimento Integrado 18 de Maio, que conversará com os participantes sobre a escuta especializada e, ainda, explicará sobre como funcionam os encaminhamentos e as intervenções em rede para a proteção integral desses grupos.