A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) reajustou em 12% a tarifa dos ônibus que trafegam entre Planaltina de Goiás e o Distrito Federal. A medida foi estabelecida após revogação da liminar que suspendia o aumento da passagem entre os trechos.
O documento foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (17). São mais de 400 linhas de ônibus que realizam o transporte diário de cerca de 175 mil passageiros do Entorno para a capital, atualmente.
Conforme o texto, o aumento passa a valer já a partir desta quarta. Até 14 de fevereiro, as decisões de reajuste estavam sob gestão do Governo do Distrito Federal, mas passaram por completo para a ANTT. A readequação de preços ocorre no âmbito do Plano de Recuperação do Semiurbano GO/DF, lançado no início de março.
A ANTT conseguiu derrubar a liminar, na última sexta-feira (12), que impedia o aumento no valor das tarifas dos serviços de transporte rodoviário semiurbano interestadual das linhas de Planaltina de Goiás. De acordo com a agência, o reajuste tem embasamento técnico e haveria risco de colapso do sistema de transporte urbano sem a recomposição.
O desembargador federal Daniel Paes Ribeiro acolheu os argumentos da agência e afirmou que “o reajuste concedido não apenas se fazia necessário, como foi estabelecido em patamar inferior ao que efetivamente seria adequado para remunerar o serviço prestado”.