A Orquestra de Cavaquinho de Brasília realiza no próximo domingo (21) uma apresentação que traz como referência a música caipira, uma fusão das modinhas portuguesas, do cateretê dos índios e dos cânticos trazidos pelos jesuítas e que representa a diversidade da cultura popular brasileira. O evento será gratuito e começa às 14h, na praça da Estrutural.
O espetáculo terá a participação especial da Orquestra Popular Marafriboi, grupo que atua em Brasília desde 2008 e divulga, principalmente, ritmos do Norte e Nordeste do país, como frevo, maracatu, xote, baião, bumba meu boi e ciranda.
“A música caipira é um gênero musical muito rico e diversificado, que vale a pena ser conhecido e valorizado. Há um público carente de cultura e arte e é para eles essa programação, que reforça nossa identidade e a cultura popular brasileira”, justificou Madu Reis, Coordenadora do Projeto.
A música caipira é uma referência cultural em diversas localidades do país e apresenta suas variações. Para produzir um repertório com essa nova estética sonora, a Orquestra de Cavaquinhos de Brasília demonstra com maestria a versatilidade do instrumento, agregando características de “cavaquinho caipira” a arranjos exclusivos do repertório.
A Orquestra de Cavaquinho foi criada pelo Maestro Dudu Oliveira, em 2010, paralelamente ao Projeto Sociocultural Waldir Azevedo, que oferece, gratuitamente, aulas de cavaquinho, violão, percussão, canto coral, musicalização infantil, arte circense, capoeira e reforço escolar. O Projeto leva o nome de Waldir Azevedo, solista que popularizou o cavaquinho no Brasil e de quem Dudu recebeu aula de música, por meio de projeto social desenvolvido no Rio de Janeiro, tornando-se sua inspiração. Hoje, a Orquestra conta com 15 músicos, alguns também participantes do Clube do Choro.
Outras cinco apresentações da Orquestra de Cavaquinhos de Brasília serão realizadas em escolas da rede pública de ensino e praças públicas de Brazlândia e da Estrutural, levando ao palco grandes nomes da cultura popular local, como o mestre violeiro Volmi Batista e a cantora Dani Ribeiro.
O projeto é realizado com recursos do Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal (FAC) e apoio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF, do Ponto de Cultura Waldir Azevedo e da Agenda Cultural Brasília.
SERVIÇO:
Apresentação da Orquestra de Cavaquinho de Brasília (música caipira)
Quando: 21/05. Domingo, a partir das 14h
Onde: Praça da Estrutural – em frente à Administração Regional
Quanto: Entrada Franca