As pessoas físicas que moram no sul do estado de Goiás podem fazer a portabilidade do número de celular com mais segurança. O processo, que começou a valer nessa segunda (24), passou a ter uma etapa a mais de confirmação, por meio de uma mensagem de SMS.
A mudança começou pelos celulares com DDD 64 e será gradualmente expandida também para outros números. Nesse caso, o usuário deverá responder o SMS em até 30 minutos para que a portabilidade seja concluída. Caso contrário, o processo é paralisado.
Se o usuário não responder a mensagem, ele terá de entrar em contato com a operadora para a qual pediu a portabilidade e pedir o envio de novo torpedo de confirmação. Desde 2008, a portabilidade numérica permite que o usuário mude de operadora telefônica, mas mantenha o número.
No geral, a menos que o usuário peça prazo maior, a efetivação ocorre em até três dias úteis após o pedido. Mesmo o cliente que tenha respondido ao SMS de confirmação pode desistir de concluir a portabilidade. Se esse for o caso, o titular deve ligar para a central de atendimento da operadora para a qual pediu a portabilidade e pedir o cancelamento do processo.
Em caso de dúvidas, o cliente pode consultar a lista de perguntas frequentes sobre portabilidade no site da operadora. De acordo com a Associação Brasileira de Recursos em Telecomunicações (ABR Telecom), de setembro de 2008 a 31 de dezembro de 2022, foram realizadas 83,17 milhões de trocas de operadoras.