Em homenagem aos povos indígenas, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) recebe uma mostra do fotógrafo Sebastião Salgado, que retrata a realidade desse grupo. A exposição fica disponível até 31 de maio. A entrada é gratuita e as visitas podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 9h às 19h.
Para o artista, os povos indígenas enfrentaram e ainda enfrentam diversos desafios, como o Marco Temporal, a pandemia de Covid-19 e a invasão de territórios por garimpeiros. “Tudo isso faz parte de uma tentativa de posse dos territórios dos povos indígenas”, diz o fotógrafo.
O autor das obras é conhecido por trabalhos como Êxodos (2000) e Gênesis (2013), além disso, ele já alcançou projeção internacional ao retratar, em diferentes partes do mundo, dramas sociais profundos, como a desolação causada por guerras e a vida de crianças desabrigadas.
“Eu acho extremamente importante que essas minhas fotografias venham ajudar a ilustrar o que está acontecendo. Vai ser a oportunidade para que as pessoas de Brasília e da região possam ter contato com a comunidade indígena por meio dessas fotografias”, diz Sebastião Salgado. O primeiro brasileiro a integrar a Academia de Belas Artes da França, desde 2017.
Os interessados na exposição devem fazer agendamento prévio, na página do STJ. A mostra é organizada pela Associação dos Magistrados Brasileiros (AMB), com apoio do Ministérios dos Povos Indígenas e da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).