Três operadoras de telefonia e uma agência de turismo lideram o ranking da lista das empresas que mais receberam reclamações na capital em 2022. Os dados foram divulgados pelo Procon do Distrito Federal nessa terça-feira (4).
A Claro fica em primeiro lugar, seguida da agência de turismo Decolar. A segunda também esteve no topo das reclamações dos consumidores em 2021 e em 2020 ficou entre as mais citadas pelos clientes. Na terceira posição aparece a Oi, depois a Tim Celular e Telefônica Brasil.
Do total geral de reclamações de agências e operadoras de turismo, a Decolar representa sozinha cerca de 32%. As reclamações dos serviços prestados pelas agências de turismo e operadoras de viagem foram 254% maiores que as queixas em relação aos serviços oferecidos pelas companhias aéreas.
As empresas mais citadas, são também as que mais resolvem as reclamações. Elas solucionam mais de 85% dos problemas apresentados pelos consumidores.
Segundo o Procon, o destaque de 2022 foi o aumento do índice de resolução dos conflitos no setor de turismo. A Decolar resolveu 78% das demandas dos consumidores e a 123 Milhas, que ficou no 10º lugar e atendeu mais de 80% dos registros. Em 2021, as empresas juntas atingiram 50% de atendimentos.
A Via Varejo, Banco Pan e Samsung também estão na lista das empresas mais reclamadas em 2022, e também lideraram as reclamações do ano de 2021. No ranking de 2022 a empresa Neoenergia ficou na sexta posição da lista das 10 mais reclamadas. No entanto, teve um índice positivo de atendimento ao consumidor de 78%.