Cerca de 600 cursos de graduação do país avaliados em 2021 têm qualidade considerada insatisfatória, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).
Os dados divulgados nessa terça-feira (28) mostram o equivalente a 8% do total analisado. Entre os cursos avaliados estão licenciatura em matemática, história, letras e química.
O desempenho dos estudantes ficou abaixo de 50, numa escala de 0 a 100, em todos os 17 cursos de formação de professores avaliados. A nota mais baixa foi para o curso de licenciatura em ciência da computação.
Os cursos de licenciatura são alvo de especial preocupação do MEC. No total, foram avaliados 7.512 cursos. Sendo 4.750 de licenciatura, 2.020 de bacharelado e 742 tecnológicos.
O ministro da Educação, Camilo Santana criou um grupo de trabalho com o objetivo de pensar em melhorias para os cursos de licenciatura, de modo que os tornem mais atrativos.
Tanto nos cursos de instituições privadas, quanto de instituições públicas, os números apontam que o resultado da nota de desempenho do Enade é baixo.