Mais um caso de alerta de vírus preocupa o Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças (CDC). A instituição chamou a atenção, nessa quarta-feira (22), para o risco do surto do vírus de Marburg. O contágio foi confirmado na Tanzânia, mas pode se espalhar para os países Uganda, Ruanda e Burundi.
Segundo o CDC, o vírus é um dos mais perigosos do mundo e pertence à mesma família do Ebola. Dependendo dos cuidados de saúde prestados ao doente, a taxa de mortalidade dos infectados é de, em média, 50%. Essa média pode chegar a 88%, dependendo do tipo de variante.
“O CDC África continua empenhado em apoiar a Tanzânia e seus vizinhos para deter este surto o mais rapidamente possível. Pedimos às pessoas que continuem compartilhando informações em tempo hábil com as autoridades para permitir uma resposta mais eficaz. ”, disse Ahmed Ogwell Ouma, diretor interino do Centro.
Ele ainda acrescenta que essas doenças infecciosas emergentes e reemergentes são um sinal de que a segurança sanitária do continente precisa ser fortalecida para lidar com as ameaças do vírus.
Equipes de resposta rápida para apoiar novas investigações já foram implantadas pelo Ministério da Saúde da Tanzânia. Um total de 161 contatos das pessoas infectadas foram identificados e seguem monitorados.
Especialista em medicina do governo da Tanzânia, Tumaini Nagu pediu que as pessoas evitem tocar em possíveis pacientes e seus fluidos, bem como que remetam às autoridades sanitárias sobre quaisquer casos suspeitos. Além da Tanzânia, a Guiné Equatorial também enfrenta um surto do vírus Marburg. Até o momento, nove mortes foram confirmadas.