A Polícia Civil do DF, na manhã desta terça-feira (10), por meio trabalho de investigação da equipe da 10ª DP, realizou a prisão em flagrante de quatro homens acusados de crimes de furto qualificado e de integrar associação criminosa. A ação ocorreu em Ceilândia e contou com o apoio de equipe das divisões de Operações Especiais (DOE) e Aéreas (DOA).
De acordo com a unidade policial do Lago Sul, as investigações foram iniciadas e levaram à descoberta de que tais pessoas estariam subtraindo, mediante rompimento de obstáculo, há pelo menos 20 dias, combustíveis que eram transportados, via a Oleoduto São Paulo-Brasília — *Osbra.
“A operação deflagrada hoje teve como intuito, além de promover a responsabilização criminal dos investigados, evitar o desabastecimento daquele terminal, causado por eventual acidente decorrente das ações dos suspeitos”, afirma o delegado-chefe da 10ª DP, Marcelo Fernandes.
Segundo o delegado, essa é a primeira vez que esse tipo de conduta é praticado no Distrito Federal e o prejuízo causado pelo grupo criminoso é de R$ 780 mil, valor calculado considerando a subtração de aproximadamente 30 mil litros de combustível, custos de reparo do tubo e lucros cessantes decorrentes da interrupção necessária ao reparo do tubo.
Foi identificado ainda que os indivíduos utilizaram um galpão de fachada para ocultar o desvio dos combustíveis, utilizando, para isso, uma *trepanadeira no oleoduto para instalar uma saída irregular dos produtos que eram subtraídos.
Caso os envolvidos sejam condenados pelos crimes praticados, estarão sujeitos a penas de dois a oito pelo crime de furto qualificado, praticado em continuidade delitiva; e de um a três anos pelo crime de associação criminosa.
*Osbra é o oleoduto que abastece o terminal do Aeroporto Internacional de Brasília.
*Trepanadeira é o serviço de trepanação de tubos que a empresa realiza para fazer furos em tubos pressurizados ou em carga permitindo uma série de operações. (web)
Fonte: Site PCDF