Um dia após o presidente Jair Bolsonaro vetar a distribuição de absorventes para estudantes de baixa renda no país, o governador e médico Ronaldo Caiado se antecipou e garantiu que Goiás vai distribuir absorventes a alunas da rede pública e mulheres em situação de vulnerabilidade. Para o governador de Goiás a iniciativa é uma forma de reduzir o desequilíbrio social na vida das jovens vulneráveis.
“Nossas jovens estão fugindo da aula por não terem condições de ter um absorvente. Situações como essa não podem ser motivo de desequilibrar a vida delas”, disse o governador.
Caiado garantiu que os detalhes técnicos serão definidos e que a distribuição está prevista para começar a partir de novembro deste ano com verba do fundo Protege Goiás, da Secretaria de Economia. A pronta iniciativa do governador Ronaldo Caiado, contra a pobreza menstrual, é baseada no levantamento feito pela Organização das Noções Unidas, que aponta que uma em cada quatro mulheres já faltou a aula por não poder comprar absorventes. Destas, 48% tentou esconder o real motivo para a falta.
Fonte: RADAR DF