A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), por meio da Delegacia Especial de Repreensão aos Crimes Cibernéticos (DRCC), deflagrou, nessa quinta-feira (29), a Operação Dóloma. A ação resultou de investigação sobre associação criminosa especializada em crimes de estelionato aplicados por intermédio do aplicativo de mensagem “WhatsApp”.
Integrantes do grupo – integrado por indivíduos com vínculo junto à facção Comando Vermelho (CV) e com passagens recentes pelo sistema penitenciário de Goiás – entravam em contato com as vítimas (passando-se por algum parente ou amigo) que eram induzidas a realizarem transferências bancárias, de valores variados, sob o pretexto de necessidade urgente.
O dinheiro era encaminhado a contas bancárias de pessoas com domicílio em Mato Grosso, possivelmente arregimentadas por outros integrantes do bando.
Os policiais cumpriram dois mandados de busca a apreensão e outros dois de prisão preventiva, em desfavor de suspeitos já identificados. As diligências, realizadas em Goiânia/GO, contaram com o apoio operacional da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO).
Fonte: Assessoria de Comunicação/DGPC