A Polícia Civil do Distrito Federal, por meio da Coordenação de Repressão aos Crimes Patrimoniais (CORPATRI), deflagrou, na manhã desta terça-feira (13), a Operação Autopeças S/A, cumprindo 37 mandados judiciais em diversas regiões do Distrito Federal e do estado de Goiás.
Durante mais de um ano os investigadores da CORPATRI acompanharam as atividades de uma organização criminosa especializada em roubos e furtos de veículos, muitas vezes com uso de violência e armas de fogo, e os escondiam em galpões espalhados pelo DF, onde eram desmanchados. As peças eram espalhadas por comércios do DF e GO, que as dispersavam em meio a seus estoques regulares. Alguns desses estabelecimentos comerciais são de propriedade dos próprios chefes da quadrilha.
A atividade do grupo era bem estruturada, com especialização de tarefas entre os integrantes. Os criminosos faziam também uso de artifícios para camuflar suas atividades, como a utilização de uma van escolar para o transporte dissimulado das peças entre os locais de desmanche e os pontos de revenda. As armas utilizadas nos assaltos, por sua vez, ficavam escondidas em uma chácara em local ermo, sem estrada de ligação: para cumprir o mandado neste local foram mobilizadas equipes em solo contando com o apoio de um helicóptero da Divisão de Operações Aéreas da PCDF.
Além de recolher e apreender todo o estoque das lojas de propriedade do grupo, os investigadores conseguiram identificar com precisão pelo menos 12 carros diferentes, vinculando o grupo criminosos às respectivas ocorrências de roubo/furto. Essa identificação permitirá não só a responsabilização criminal por 12 imputações de roubo e receptação, mas também possibilitará o ressarcimento das vítimas e seguradoras que receptação, mas também possibilitará o ressarcimento das vítimas e seguradoras que sofreram prejuízos.
Os presos nesta manhã serão indiciados pelos crimes de organização criminosa, lavagem de capitais, roubo qualificado, falsidade ideológica, falsidade documental receptação qualificada. As penas somadas podem superar os 30 anos de prisão.
Foram mobilizados cerca de 180 policiais civis para o cumprimento dos 12mandados de prisão e 25 mandados de busca e apreensão, distribuídos em regiões do DF,entre elas Gama, Ceilândia, Taguatinga, Samambaia, além de Águas-Lindas/GO e Goiânia/GO.
Com a Autopeças S/A, já são mais de dez operações realizadas pela CORPATRI no combate ao roubo e desmanche de veículos, tendo sido cumpridos mais de 200mandados judiciais de prisões e buscas e apreensões, atuando sobre dezenas de lojas no Distrito Federal e no estado de Goiás.
Assessoria de Comunicação/DGPC