Foi dado início, nesta quarta-feira (18), à execução do Plano de Manutenção Preventiva Programada de Substituição de Ramais.
A previsão é substituir 20.360 ramais prediais de água até 18 de fevereiro de 2022, mas o contrato permite que esse número chegue a aproximadamente 30 mil.
O objetivo é melhorar as redes e os ramais de distribuição de água (instalação que liga a rede geral de água da rua com a rede interna do imóvel) em todo o DF, diminuindo vazamentos e, consequentemente, o índice de perdas da companhia, o que resultará em maior confiabilidade do sistema.
Nessa primeira etapa, que deve durar 30 dias, serão substituídos 165 ramais prediais na QNP 05, em Ceilândia, 157 nas quadras 10 e 12 do Setor Sul do Gama e 487 no condomínio Solar de Brasília, no Jardim Botânico. Essas áreas foram escolhidas por apresentarem alta incidência de vazamentos e por terem uma infraestrutura mais antiga.
As equipes de manutenção da Caesb farão levantamento de dados, manutenção de redes de água, inspeções e pesquisa de vazamentos. Os serviços externos preveem a recomposição de pavimentação asfáltica e, internamente, nas residências, a companhia deve realizar a recomposição de calçadas, muretas e paredes onde for realizado o serviço.
O acesso a residência dos moradores será necessário. Os empregados da Caesb estarão uniformizados e com o crachá de identificação. Em caso de portão fechado, os empregados deixarão um aviso de comparecimento com as devidas instruções de procedimento. A Caesb pede a colaboração de todos os moradores durante o processo”, solicita.
A projeto será executado pelas empresas terceirizadas contratadas pela Companhia. “A implementação adequada e completa dessas melhorias resultará em maior eficiência do sistema”, explica Mauro Laerte, superintendente de Operação e Manutenção de Redes Oeste-Sul.
Outras informações podem ser obtidas por meio da Central de Relacionamento com o Cliente, pelo número 115, Escritório Online no site www.caesb.df.gov.br ou Postos de Atendimento localizados no Na Hora.
*Com informações da Caesb