A avenida comercial do Jardim Botânico está de visual novo e logo estará pronta para atender uma demanda antiga dos moradores: 240 vagas de estacionamento por toda a via. O primeiro trecho da obra – cerca de 130 metros e 60 vagas – será liberado nesta sexta-feira (4). A entrega faz parte das comemorações do aniversário da região, que completa 16 anos, neste final de semana.
É mais uma ação do GDF Presente, que está diariamente nas ruas trazendo melhorias para a população do Distrito Federal. Na pista de 1,1 km de extensão, circulam cerca de 40 mil pessoas diariamente. Moradores e comerciantes locais cobram há quase duas décadas o estacionamento, que aliviará o tráfego de veículos e incrementará o comércio do Jardim Botânico.
Leia mais:
Guará vai ganhar novas praças, quadra poliesportiva e estacionamento
“Vai melhorar muito pra gente que vive do comércio e também para os nossos clientes. O espaço era apertado demais, o pessoal reclamava da falta de vagas. Muita gente nem vinha até aqui pra não ter dor de cabeça. Agradeço ao Governo por ter tirado essa obra do papel ”, afirma Youssef Massuh, dono de uma loja de materiais de construção.
Os trabalhos são feitos pela Novacap, Administração Regional e o DER. Os trechos 7 e 8, e parte do 6, estão praticamente concluídos com o asfalto aplicado em todas as vagas. A partir desta quinta-feira (3), o DER inicia a pintura e a sinalização dos espaços. Até o próximo dia 25, as equipes do GDF Presente esperam concluir toda a reforma.
“Aqui o problema era crônico. As pessoas vinham comprar alguma coisa e paravam no canteiro, ao longo do meio-fio. Agora, tudo mudou. A comunidade está radiante e os comerciantes, empolgados com o resultado da obra”, conta o administrador regional, Antonio de Pádua. Segundo ele, todas as árvores da região que ocupavam o canteiro da avenida estão sendo preservadas.
Vinte e cinco servidores da Novacap e da Administração estão juntos na empreitada, de segunda à sexta feira. “Vamos colocar as vagas na avenida de ponta a ponta. Dar conforto aos moradores e também resgatar o comércio, visto que muita gente deixava de ir até a comercial por causa do transtorno. Dia de sábado era impraticável transitar na comercial”, revela o diretor de obras da administração, Jorge Belo.