O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) realizou, entre os dias 19 e 21 de junho, operações de fiscalização em Águas Claras, Samambaia, Ceilândia, Gama, Taguatinga, Asa Norte e Asa Sul. As ações tiveram como objetivo coibir a condução de veículos sob efeito de álcool, além de combater outras infrações que colocam em risco a segurança viária.
Durante os três dias de fiscalização, as equipes atuaram em diversos pontos estratégicos das regiões administrativas, com foco na preservação de vidas e na promoção de um trânsito mais seguro para todos.
Ao todo, foram abordados 1.070 condutores, que também foram submetidos ao teste do etilômetro. O balanço das operações registrou 78 ocorrências de motoristas dirigindo após o consumo de bebida alcoólica, sendo uma delas enquadrada como alcoolemia criminal.
As equipes de fiscalização também autuaram 21 condutores inabilitados e quatro motoristas com a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vencida. Foram registradas ainda 73 infrações por descarga livre, 17 por transitar em jardim público, quatro por circulação em passeio e duas por retorno realizado sobre a calçada. Além disso, 20 condutores foram flagrados utilizando o telefone celular ao volante. As equipes contabilizaram ainda 307 autuações por infrações diversas.
- Agências do trabalhador oferecem 610 vagas de emprego nesta terça-feira (23)
- Curso gratuito de panificação e gastronomia tem 50 vagas disponíveis
- Semana começa com 397 vagas de emprego nas agências do trabalhador
- Ação acolhe população em situação de rua nesta segunda-feira no Plano Piloto
- Brasília mantém menor taxa de homicídios entre as capitais brasileiras
Destaque
Na sexta-feira (19), data em que a Lei Seca completou 18 anos, a operação realizada em Ceilândia e em Samambaia contou com a atuação integrada do Detran-DF, da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF), do Departamento de Estradas de Rodagem do Distrito Federal (DER-DF) e da Polícia Penal do Distrito Federal.
Nessa ação, 51 condutores autuados por dirigir sob a influência de álcool foram retirados das vias pelas equipes de fiscalização. Entre eles, um motorista não habilitado foi conduzido à delegacia após ser flagrado com concentração de álcool por litro de ar alveolar superior a 0,34 mg/L, índice que caracteriza crime de trânsito, nos termos do artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
A atuação conjunta dos órgãos reforçou as ações de fiscalização e contribuiu para ampliar a segurança viária nas regiões atendidas pela operação, retirando das ruas condutores que representavam risco para os demais usuários das vias.
*Com informações do Detran-DF
