Entre os dias 12 e 29 de janeiro, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) aplicou 3.032 provas teóricas seguindo as novas regras para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH), conforme a Resolução nº 1.020 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), em vigor desde 1º de dezembro de 2025.
Para fazer o exame, é obrigatório concluir o curso teórico, que pode ser feito pelo aplicativo CNH do Brasil, em autoescolas, Escolas Públicas de Trânsito, Instituições de Ensino de Trânsito ou outros órgãos ligados ao Sistema Nacional de Trânsito.
A prova teórica contém 30 questões de múltipla escolha, com apenas uma resposta correta em cada pergunta. As questões são retiradas do Banco Nacional de Questões da Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran). O tempo de prova é de 80 minutos, e para candidatos com dislexia, TDAH ou autismo, o tempo é dobrado. Para ser aprovado, é necessário acertar pelo menos 20 questões.
Como agendar a prova teórica
O agendamento do exame pode ser feito online pelo Portal de Serviços do Detran-DF. Após finalizar o curso teórico, o candidato pode escolher a data, o local e o horário da prova.
Segundo Bruna Pacheco, diretora de Controle de Veículos e Condutores do Detran-DF, o sistema eletrônico ajuda a padronizar o processo em todo o país e oferece mais praticidade para o cidadão. “Permitir que o próprio candidato faça o agendamento torna o processo mais rápido e transparente”, afirmou.
Para marcar a prova, basta acessar https://portal.detran.df.gov.br, clicar na aba CNH, depois em “Marcação de Exames CNH”, confirmar os dados pessoais e escolher uma das unidades com aplicação de provas: Aeroporto, Asa Sul, Gama, Paranoá, Sobradinho ou Taguatinga. Após isso, é só selecionar a data e horário desejados e gerar o comprovante.
