Tapete vermelho para celebrar uma das maiores festas do cinema brasileiro. O Festival de Brasília do Cinema Brasileiro comemora 60 anos com uma programação ampliada. E esta é apenas uma das opções para o fim de semana na capital federal, que terá ainda música, arte e até um campeonato de drift entre os eventos apoiados ou promovidos pelo Governo do Distrito Federal (GDF).
Um dos mais tradicionais do país, o Festival de Brasília do Cinema Brasileiro contará, neste ano, com nove dias de programação, dividida entre o Cine Brasília, o Complexo Cultural de Planaltina e as unidades do Sesc no Gama e em Ceilândia. Um dos destaques é a noite de abertura, nesta sexta-feira (12), com exibição do longa O Agente Secreto, de Kleber Mendonça Filho, que recebeu prêmios em Cannes, incluindo Melhor Ator para Wagner Moura. Confira a programação completa.
Quem também comemora uma data especial é a Fercal, que completa 69 anos. De sexta (12) a domingo (14), o Ginásio da Administração Regional recebe uma série de atividades culturais, esportivas e religiosas. À noite, o Circula Cultura oferece shows gratuitos de nomes como Ministério Resgate, Thalita Rangel e Forró Nois. Também na Fercal, a criançada poderá participar do Festival Brincadeiras de Rua, no sábado (13), a partir das 9h, no Povoado Catingueiro.
Para os amantes do automobilismo, a pedida do fim de semana é o Mega Drift, cujas 3ª e 4ª etapa de 2025 ocorrem no sábado (13) e no domingo (14), das 10h às 18h, na Granja do Torto. Trinta pilotos já estão confirmados, entre eles, o campeão brasileiro Lucas Medeiros e Diego Higa, que corre na Fórmula Drift, maior campeonato da modalidade no mundo.
Mais atrações
Arte e cultura também se fazem presente em quatro eventos em diferentes regiões administrativas. No Paranoá, o Arte Kãdãga 2025 celebra a força das culturas populares e do Cerrado no sábado (13), com oficinas, contação de histórias e saraus poéticos na Praça Central, das 14h às 22h. O bioma do DF também será celebrado no Festival de Artes do Cerrado, que ocorre de sexta (12) a domingo (14), no Teatro de Arena do Guará II. Destaque para o show da banda californiana Groundation.
Já no Plano Piloto, a Casa Luz de Yorimá, na 905 Norte, será palco da oficina Samba de Coco com Martinha do Coco, no sábado (13), a partir das 17h, como parte do projeto Quitanda Cultura e Saberes. A Biblioteca Nacional de Brasília (BNB), por sua vez, abriga, até 12 de outubro, uma mostra da Embaixada da Alemanha sobre transição energética.
Por fim — mas nem de longe menos importante —, um dos gêneros mais importantes para o DF, o rap será o mote de dois eventos neste fim de semana. No sábado (14), o Festival Câmbio Negro 35 anos celebra o legado da banda que é referência do movimento. Além do Câmbio Negro, a festa na Esplanada dos Ministérios terá ainda shows de Conexão Suburbana (GO), Opanijé (BA) e Lauren (SP), e participações especiais. No domingo (14), a Biblioteca da Ceilândia recebe um desfile do projeto Rap Fashion, a partir das 15h, com show de Japão, do Viela 17.
Cabe lembrar ainda que, aos domingos, brasilienses e visitantes podem aproveitar o Jardim Zoológico e o Jardim Botânico com entrada gratuita, por meio do programa Lazer para Todos. Também neste dia da semana é possível deslocar-se pela capital federal sem gastar nada com transporte público, graças ao programa Vai de Graça.
Fonte: Agência Brasília