Nesta semana, começa a campanha de vacinação contra a gripe no Distrito Federal, com mais de 100 salas preparadas nas unidades básicas de saúde (UBSs). Ao todo, cerca de 1,2 milhão de pessoas fazem parte dos grupos prioritários aptos a receber a imunização.
O secretário de Saúde, Juracy Lacerda Cavalcante Júnior, ressalta a importância da vacinação para evitar complicações graves causadas pela influenza. Os grupos prioritários incluem idosos acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 5 anos e 11 meses, gestantes e professores das redes pública e privada. O DF já recebeu cerca de 80 mil doses iniciais.
Segundo estudo do Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, a vacina contra influenza reduz significativamente o risco de hospitalização entre grupos vulneráveis: 58,7% em pessoas com comorbidades, 39% em crianças pequenas e 31,2% em idosos.
A vacina deste ano protege contra os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B, sendo necessário recebê-la anualmente mesmo para quem se vacinou anteriormente. A imunização pode ser realizada simultaneamente com outras vacinas do calendário.
Para vacinação, leve documentos pessoais e, se possível, a caderneta de vacinação. Dependendo do grupo prioritário, também é preciso apresentar comprovante profissional ou de saúde.