Um incêndio em uma estação de energia provocou o fechamento total do Aeroporto Internacional de Heathrow, principal aeroporto de Londres, considerado o maior da Europa e um dos mais movimentados do mundo. O incidente ocorreu na madrugada desta sexta-feira (21), noite de quinta-feira pelo horário de Brasília, deixando o aeroporto completamente sem energia e afetando todas as suas operações.
Devido ao incidente, a Eurocontrol, agência responsável pelo gerenciamento do tráfego aéreo europeu, informou em seu site que nenhuma chegada estava sendo permitida no aeroporto de Heathrow, sendo necessários desvios para aeroportos alternativos.
Entre os voos afetados, está o da LATAM Airlines Brasil, única companhia aérea brasileira que realiza voos diretos para Londres. O voo LA8084, que partiu do Aeroporto Internacional de Guarulhos com destino à capital britânica, precisou ser alternado para Madri nesta sexta-feira.
Apesar de ainda não haver evidências claras de atividade criminosa, o comando antiterrorista de Londres assumiu a investigação sobre as circunstâncias do incêndio. A decisão foi tomada devido ao horário em que o fogo começou e à falta de uma causa aparente imediata para o incidente.
Passageiros com voos programados para Heathrow estão sendo orientados a entrar em contato com as companhias aéreas para obter informações sobre reagendamentos e alternativas enquanto as autoridades trabalham para restaurar as operações.