Tibete, sudoeste da China – Um forte terremoto de magnitude 6,8 na escala Richter abalou a região do Tibete, resultando em 95 mortes confirmadas e mais de 130 feridos até o momento. O epicentro foi localizado em Tingri, um condado rural próximo à fronteira com o Nepal, conhecido por suas paisagens montanhosas e altitude elevada.
O tremor ocorreu na madrugada desta terça-feira (07), surpreendendo moradores enquanto dormiam. Equipes de resgate estão trabalhando incansavelmente para buscar sobreviventes sob os escombros de prédios e casas destruídas. A localização remota e o terreno montanhoso dificultam os esforços de resgate e o envio de suprimentos.
A região tibetana é conhecida por sua atividade sísmica frequente devido à proximidade com a junção das placas tectônicas eurasiática e indiana. Em 2015, um terremoto de magnitude 7,8 atingiu o Nepal, causando milhares de mortes e grandes danos, afetando também áreas no Tibete.
Especialistas afirmam que o terremoto recente é mais um alerta sobre a necessidade de reforçar edificações e melhorar os sistemas de alerta precoce para minimizar o impacto de futuros desastres.